12.28.2015

As Marias - Três é a conta que Deus fez

Até há umas semanas, ter duas filhas deixava-me preenchida - mais do que isso, realizada. Dava por mim muitas vezes a olhar para elas enquanto brincavam e a pensar que ver aquelas duas crescer, e envelhecer junto delas, era a maior felicidade que esta vida me poderia dar.  Mas um dia, há bem pouco tempo, um teste de gravidez deu positivo e eu fiquei sem tapete. “Então mas agora vou ter mais um filho?”. “ Como é que isto aconteceu?”, mandava para o ar enquanto o pai ria, sem tirar os olhos de mim – provavelmente com os nervos. “Mas eu tomei tudo direitinho, nunca me esqueci”. Pois foi, tudo direitinho. O problema é que também tomei direitinho um antibiótico que, provavelmente, fez curto-circuito com a pílula… A verdade é que vem aí o terceiro filho. E escusam de fazer esse ar de surpreendidas, porque de certezinha que já leram nas revistas. Aliás, estas descobriram antes da maioria das minhas tias-avós. Até porque no início só contei a três pessoas. Estava a tentar mentalizar-me – e, honestamente, a tentar convencer-me de que era uma boa notícia. O pai repetia-me que sim, mas para mim não foi imediato. Foram semanas atribuladas, com pensamentos e estados de alma contraditórios.

Agora, as minhas 16 semanas de gravidez falam-me em forma de cliché e dizem-me que este é “o melhor presente” que podíamos ter recebido. Que “três é a conta que Deus fez”. Às vezes, encaixar num cliché é bom, é confortável. E a verdade é que o meu coração de mãe de duas sofreu um novo estímulo e dilatou mais um bocadinho. E à medida que a barriga cresce – e se ela cresce! - o meu coração cresce com ela, numa harmonia que me diz que “está tudo bem”, “vai correr tudo bem”.

Continuo a ter pesadelos com o final da gravidez, o parto e o pós-parto. E não sinto saudades dos primeiros meses, das fraldas e das noites mal dormidas. Mas já não é nisto que penso em primeiro lugar quando, a meio do dia, sem razão aparente, me lembro de que estou grávida e sorrio – às vezes só para dentro, outras para fora, feita tonta.

Agora, é rezar para que as minhas amigas me devolvam tudo o que lhes emprestei – e/ou dei – porque já tinha “fechado a loja”. Por enquanto, certo certo é que a criança não vai ter frio nos pés…



Catarina Raminhos, mãe da Maria Rita, da Maria Inês e grávida de 16 semanas

67 comentários:

  1. É pá que notícia maravilhosa! :) Muitos parabéns!!!!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Cat! Que delícia :) Vou já propor nomes: Maria Miguel ou João Maria! Beijos em todos vocês (já começo a perder a conta... ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, vou anotar as tuas sugestões ;)
      Beijinhos, bom ano!!!

      Eliminar
  3. Muitos parabéns :) mas percebo o choque e o pânico! Tens razão, vai correr bem :)

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, Catarina e Raminhos! De facto, já tinha visto a circular num post, mas até informação oficial, duvidei. :-) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sónia :)
      Beijinho grande e bom 2016 para ti!

      Eliminar
  5. Parabéns :-D por cá tb são 3 filhos, os últimos, um casal, com 1 mês e 1 semana ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai meu Deus!!! Aventura não falta por aí!
      Bom ano e muitos beijinhos para todos!

      Eliminar
  6. Muitos parabéns. Nomes com MARIA. BEijos e felicidades

    ResponderEliminar
  7. Parabéns!! Adorei!
    Passa pelo meu blog**
    www.a-be-atriz.com
    xx, A Be-atriz

    ResponderEliminar
  8. Parabéns e muitas mais felicidades! Vai correr tudo bem!😉

    ResponderEliminar
  9. Parabéns e muitas mais felicidades! Vai correr tudo bem!😉

    ResponderEliminar
  10. Aconteceu-me exatamente o mesmo o terceiro foi muito difícil, com depressão e tudo, já passou um ano e o meu tesouro mais lindo! Boa sorte ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que ultrapassou esse choque inicial.
      Espero que 2016 vos traga tudo de bom.
      Beijinho

      Eliminar
  11. Muitos parabéns Catarina. Olha, quanto ao devolver há coisas que ainda consigo, mas tem de ser menina. Se for menino é que é mais difícil... Bj grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah Ah Ah não é preciso devolveres nada ;)
      Beijinho grande!

      Eliminar
  12. Muitos Parabéns Catarina! Vai correr tudo bem... beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Muitos Parabéns Catarina! Vai correr tudo bem... beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Parabéns!!! Dizem que o terceiro é o mais fácil de criar. Acho que cresce quase sem ajuda, sem fotos a cada dia, sem biberões esterilizados, sem fraldas dodot e sem ansiedades. Eu não sei pois só estou no segundo. Só vou ao terceiro se tomar antibióticos; ) a vossa vida será bem mais feliz, de certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho a sensação que sim ;)
      Obrigada! Beijinhos :)

      Eliminar
  15. Muitos parabéns Catarina, também estou grávida de 16 semanas...mas ainda do primeiro. Muitas felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo a correr bem!
      A minha primeira gravidez foi a melhor de todas (até agora) ;)
      Beijinho

      Eliminar
  16. Já sabia.... Já tem sapatinhos e xuxa que se vê no escuro para o Raminhos procurar a noite heeheheheh!
    Minha querida Catarina, não quero que falte nada a Maria da Aparição ��������. Vou mandar um camião TIR do Projecto solidário bebé e Criança Feliz!!!! Adoro-vos muito! São uma família linda e feliz!!!!! Parabens Catarina,Raminhos e Marias ������������ Sónia Bernardo

    ResponderEliminar
  17. Engraçado como me identifiquei... também sou mãe de duas meninas, também estou grávida de quase de 17 semanas e também não esperava esta "surpresa". Obrigada pela partilha... as identificações ajudam-nos a avançar com maior confiança!!! Muitas felicidades!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que coincidência :)
      É verdade que ter a mesma história nos traz conforto, por isso obrigada pela sua partilha!
      Um ótimo 2016!

      Eliminar
  18. Parabéns e muitas felicidades ;)

    ResponderEliminar
  19. Parabéns amiga. Cá estaremos para ajudar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Já com as outras Marias vocês foram sempre uma grande ajuda :)
      Beijinho grande!

      Eliminar
  20. Opa que linda notícia������ a minha mãe teve dez filhos e sempre sem contrar ���� que tenhas uma hora pequenita ��

    ResponderEliminar
  21. Opa que linda notícia������ a minha mãe teve dez filhos e sempre sem contrar ���� que tenhas uma hora pequenita ��

    ResponderEliminar
  22. Maria Alice, Maria Amélia... Antonio Maria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Alice adoro, mas faz-me lembrar o "que chatice Maria Alice" lol

      Eliminar
  23. Ola, sou claudia tbm tenho 3 marias, se já nos identifiicavamos convosco, agora ainda mais! Aconteceu me igual, no verão de 2013, tomei antibiotico e já está! O pai radiante e eu aflitissima. Agora somoos cinco, e as minhas marias preenchem-ns a vida. Com 5,3 e 1 anos, já não aguentamos mais o cor de rosa, os flocos de neve e a musica "já passou". Vai ser divertido. Vão ver! Beijinhos para as pequeninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Que engraçado! Já agora, as suas são Maria quê :)
      Obrigada por esta partilha.
      Tudo de bom em 2016!
      Catarina Raminhos

      Eliminar
  24. Ana Araújo4:38 da tarde

    Muitos parabéns de facto 3 foi a conta que Deus fez. Põe aqui também somos três um com 2 anos e 10 meses e um casal de 2 meses. Felicidades WWW tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Araújo4:41 da tarde

      Muitos parabéns de facto 3 foi a conta que Deus fez. Por aqui também somos três um com 2 anos e 10 meses e um casal de 2 meses. Felicidades e tudo de bom.

      Eliminar
    2. Felicidades para vocês também!
      Beijinho :)

      Eliminar
  25. Muitas Felicidades!!! Dica para menina Maria Leonor ♡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      É de todos, o nome que mais gosto.
      Mas primeiro há que ter a certeza de que vem aí outra menina ;)

      Eliminar
  26. Parabéns mais uma vez!! O teu saco das marias está pronto para a próxima maria !! As primas agradecem mas devolvem com o mesmo entusiasmo c que o receberam!! Beijinhos Pipa,B&C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga :)
      Isso das devoluções era uma brincadeira, mas ainda bem que vocês estão a levar a sério, porque dá jeito lol
      Beijinho grande para os 5 :)

      Eliminar
  27. Muitos parabéns e que o bebé seja muito abençoado.
    A minha sugestão seria Maria Antónia e João ou Pedro Maria.
    Por aqui temos a Benedita e o Santiago. Ela transforma-se em Benedita "Maria" quando "me tira do sério".
    Muitas felicidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Vou anotar as sugestões ;)
      Felicidades e bom ano para vocês também!

      Eliminar
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  29. Já agora também deixo a minha sugestão....Maria Ana...;)

    ResponderEliminar
  30. Parabéns Catarina :) ter irmãos e tao bom! As marias vão gostar e vão querer ajudar ! Ca em casa ha uma Rita, uma Ines e uma Francisca. Porque nao Maria Francisca ? Beijinhos, que tudo corra bem e que sejam felizes.

    ResponderEliminar
  31. Parabéns, Catarina e Raminhos. Percebo perfeitamente a sua preocupação,pois comigo aconteceu o mesmo. Sou mãe de três rapares ( dois deles tem 14 meses de diferença) e avó de quatro meninas, garanto que é o melhor que o universo nos pode dar, momentos de felicidade inesquecíveis. Sejam felizes

    ResponderEliminar