6.23.2017

Ser mãe de meninas é...

- é ter a delicadeza e a meiguice de mãos dadas à rabugice e ao espírito indomável

- é pôr no cabelo um gancho (ou dois ou quantos quiserem), nas unhas verniz e (tentar) meter no coração bondade e na cabeça espírito crítico

- é conviver com purpurinas e castelos e microfones mas não deixar que apenas isso seja opção

- é prepará-las para saberem viver bem com os seus corpos e (tentar) que não tenham problemas de auto-estima

- é dar-lhes armas para serem independentes, fortes, destemidas e acreditarem que podem ser até astronautas se quiserem

- é querer protegê-las de tudo mas desejar que se saibam proteger e lutar pelos seus direitos

- é dizer-lhes o quão esforçadas e inteligentes são em vez de lhes dizer que são princesas, bonitas e bem comportadas

- é ensiná-las a desejar o melhor às outras mulheres, a apoiá-las, a estar lá para elas, em vez de serem as primeiras a criticá-las e a deitá-las abaixo

- é desejar que o mundo seja delas e que serão livres para ser mães, se quiserem, casar, se quiserem, trabalhar no que quiserem, namorar com quem quiserem, sem pressões da sociedade (e muito menos minhas) desde que o façam com muito amor

- é maquilhar-me à frente delas, emprestar-lhes a maquilhagem, deixá-las andar nos meus saltos altos, mas mostrar-lhes que me sinto bem de cara lavada e com jeans rotos e chinelos e que, se nos sentirmos confiantes na nossa pele, o resto não é importante

- é mostrar-lhes que é possível sermos sensíveis e sermos corajosas, que podemos chorar mas que dentro de nós haverá força para limpar as lágrimas e ir à luta


SER MÃE era o meu SONHO. 
Aconteceu ser mãe de meninas. 
Adoro (adoraria ser de meninos também, tenho a certeza). 
Adoro ser Mãe, ponto. 

E, pensando bem, se fosse mãe de menino talvez lhe desejasse exactamente o mesmo, talvez agisse de forma semelhante. Talvez não lhe comprasse tutus cor-de-rosa por minha espontânea vontade, mas caso ele o desejasse compraria, sem hesitar. De resto, educá-lo-ia com os mesmos valores, com o mesmo cuidado, com o mesmo rigor. Educá-lo-ia a defender as mulheres, a amá-las e a respeitá-las.



















Sapatos Hierbabuena
 Tutus e camisolas personalizadas Kutchies
Fotografia
Tila do Amaral
Horto do Campo Grande

 
Sigam-nos no instagram aqui 
a mim também aqui e à outra Joana aqui.
O nosso canal de youtube é este.
Enviem-nos um mail  à vontade. 

4 comentários:

  1. Fotos lindas a condizer na perfeição com o texto delicioso, sentimental e tão real.
    Nunca coloquei em palavras o que tento transmitir à milha filha mas acho que é isto mesmo :-)

    ResponderEliminar
  2. Tão giras que elas estão!! :)
    E de resto, concordo com tudo! Acima de tudo é preciso educa-los com os valores correctos e dar-lhes asas.. Eles farão o resto! :)

    ResponderEliminar
  3. A Luisa está a ficar cada vez mais parecida com a Isabel ;)

    ResponderEliminar
  4. Tambem como tu "Adoro ser mãe e ponto"
    Tenho uma princesa com 8 anos e um super heroi com 4 anos.
    Vivo entre o cor de rosa e o azul. Entre a Elsa e o Spider man.
    Mas tal como tu tento acima de tudo e mais que tudo transmitir valores e amor.
    O meu filho gosta de ver a Princesa Sofia, de brincar com barbies e de estar com meninas. Tambem gosta de dinossauros (ama), de carros e dos super herois da marvel. Só nao gosta de futebol, e nos nao nos chateamos nada com isso.
    A minha filha é super feminina. Adora bebes, adora brincar a simular uma familia. Mas tambem gosta de ver o spider man. De usar boné e jogar à bola.
    Os meus filhos sao crianças que gostam de brincar. Sao crianças feliz. Sao crianças chatas. Sao crianças que se sujam. E eu sou feliz por eles e por mim (por lhes mostrar o que realmente importa)
    Sempre sonhei ser mae e continuo a sonhar. Adoro ser mae....
    Catarina

    ResponderEliminar