10.08.2017

O meu primeiro trabalho em fotografia!

Viram o post que a outra com quem ando a dividir o blogue e a vida escreveu em tempos? Tramou-me (e ainda bem)! A verdade é que já andava há algum tempo com uma adrenalinazinha boa de cada vez que fotografava e passou-me pela cabeça, agora que tenho a Luísa na creche, que podia ser uma área a explorar. Mas faltava-me tudo o resto. E não lhe posso contar nada que ela arranja logo maneira de fazer acontecer. Já me conhece tão bem que percebeu logo que se não fosse ela a dar o empurrão, eu não teria coragem de avançar. Escreveu aquele post sem que eu o soubesse. Já há algum tempo que lhe dizia que achava que ia gostar de fotografar famílias, bebés, miúdas. Mas sabia que dizer isto assim era capaz de fazer correr um arrepio pela "espinha" das pessoas que estudaram, que tiraram cursos e que percebem efectivamente de fotografia (deve ser aquela injustiça que um actor sente ao ver que aquela que foi para a casa dos segredos lhe roubou o lugar na novela da noite). Mas estou muito tentada em arriscar nesta arte. Acho que tenho o mais importante: paixão. Gosto do processo todo, há já muito tempo. Talvez precisasse de melhor material, de saber mais sobre a máquina que uso para a potencializar ao máximo (e, num mundo hipotético, investir numas objectivas melhores), talvez devesse tirar primeiro um curso, mas comecei ao contrário: agarrei primeiro numas cobaias - que não as minhas filhas - e comecei a treinar, treinar, treinar, tal como ando a treinar a edição (e a ver vídeos no youtube com fotógrafos de topo) e a gostar muito.

Já tive a minha primeira cliente (UAU, que estranho dizer isto, mas que bom) e já tenho a próxima marcada.

A miúda faz 98% da fotografia, eu sei. Linda e querida que só ela (marcas, ponham os olhos neste bombom!!!). Sim, tenho muito para melhorar. Mas posso dizer-vos que ADOREI!!!


-
























Editei algumas com um toque mais vintage. Ainda a descobrir a minha "linguagem", a minha imagem de marca. Longo caminho pela frente...





Obrigada, Joana Gama, por seres uma desbocada. Odiei-te por me fazeres enfrentar os meus medos e a minha falta de confiança nisto, mas adoro-te.  


Para mais informações sobre as sessões:
 joanapaixaobrasfotografia@gmail.com


 
Sigam-me aqui:
www.instagram.com/joanapaixaobras 
a Mãe é que sabe Instagram

56 comentários:

  1. Que fotos bombásticas! Adoro! A miúda e gira que dói mas o teu talento esta lá! Força nisso!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, a miúda é tão gira que até com um telemóvel e de olhos vendados dava boas fotos :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Lindas as fotografias, contudo o modelito ajuda e muito. Força.

    ResponderEliminar
  3. É tão fácil... uma máquina razoável, uma objetiva que permite algumas brincadeiras e trabalho de edição.... sem falar na projeção e publicidade através do blog.
    Assim toda a gente consegue...
    coitados dos que estudam para o fazer. E que fazem disso a sua profissão.
    Estão a banalizar a fotografia em prol de uns trocos e umas roupinhas da marca X que patrocina a cena toda.
    Não acho graça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ??????? Falta de vida própria é lixado 😂😂😂

      Eliminar
    2. Concordo. Agora é moda ser blogger/fotógrafa. É não, não é falta de vida própria, é só pensar um bocadinho, que é o que falta às seguidoras cegas. Ou gostava que alguém lhe "roubasse" o trabalho sem ter habilitação para tal? Deve ser muito bom.

      Eliminar
    3. O que está na moda são pessoas com algumas frustrações espalharem veneno pela blogosfera...

      A vida faz-se de oportunidades!! As "seguidoras cegas", a "máquina razoável", etc não caiu do ar. A Joana trabalhou por isso. É assim tão difícil reconhecer?
      Se o próprio anónimo admite que "é tão fácil", porque se enerva tanto? Faça acontecer.

      Eliminar
    4. Ninguém é obrigado a escolher os serviços da Joana. Este é o espaço dela é normal que os publicite aqui.

      Eliminar
    5. O anónimo tem alguma razão, gosto muito da JPB e as fotos estão lindas e tem muito jeito mas de fato aliando o jeito aos milhares de seguidores que já tem por causa do blog assim é muito mais fácil. Mas sim a vida faz se de oportunidades e só não as agarra quem não quer, desde que não prejudique ninguém acho ótimo, mas claro Ja já tem 50% do "esforco" feito :)

      Eliminar
    6. Pois sim, mas o trabalho com o blog também foi ela que o teve, não lhe caiu no colo.

      Eliminar
  4. Parabéns... eu tb me lancei num negócio novo... vamos ver como corre... força e muito trabalho... se um dia vieres para estes lados já tens cliente ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero saber tudo! Boa sorte no seu também!!! Beijinhos

      Eliminar
  5. Uau. Muitos parabéns Joana. Sem referir o talento e beleza da modelo, tudo o resto tornou num ensaio espectacular. Agora é continuar... Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Manual ou automático?
    Editas em que programa? :)
    Adorei, mas a menina sem dúvida é linda de morrer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ambos.
      Edito em Ligthroom.
      Obrigada!

      Eliminar
    2. Diz me por favor como fazes com esse filtro vintage..adoro :) sou a mesma Anonima Ana btw :)

      Eliminar
    3. Uma 'fotografa' que tira fotos em modo automático ahahah, por Deus. É mesmo o que já foi dito aqui, qualquer um pode ser fotógrafo. Daqui a nada tiram se fotos com um iPhone

      Eliminar
    4. http://www.hypeness.com.br/2017/05/fotografo-fica-sem-camera-em-um-ensaio-e-decide-usar-seu-iphone-veja-o-resultado/

      Eliminar
    5. http://www.b9.com.br/61013/fotografo-usa-iphone-em-ensaio-para-provar-que-nao-e-preciso-ter-dslr-para-tirar-boas-fotos/

      Eliminar
  7. Quem paga é que manda 😉 Eu já encomendei trabalhos a profissionais e a amadores. Acho que é preciso ter coragem para mostrares assim um trabalho sem "rede"...se é para ser sincera não gosto muito das fotografias. Não encomendaria (para já), mas tb estás a começar. "Cortar a cabeça" numa imagem para mim é básico e não tem nada a ver com estilo, é algo que para mim não dá mesmo; é como ir ao cabeleireiro e ele cortar a mais, depois de tirada a fotografia, nada a fazer e pode perder-se pra sempre (a não ser q seja resultante da edição). O filtro que usas é demasiado Instagram para o meu gosto e a marca de água é muito grande - acho que não há necessidade. A bebé é LINDA de morrer. De resto desejo-te muita sorte, porque acima de tudo estás a fazer algo que adoras e se te pagam pra isso melhor ainda! Beijinhos e bons trabalhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nestes dois casos, por acaso (há casos em que não aconteceu), tenho as fotografias originais sem a cabeça cortada, mas ao editar achei que ficavam melhor assim, foi opção. Quando enviadas, as fotografias são entregues ao cliente sem marca de água também. Quanto ao resto, gostos são gostos, claro. Obrigada pelo comentário tão construtivo.

      Eliminar
    2. Sou fotógrafa há 5 anos e volta e meia também apanho um ou outro cliente com a ideia de que “cortar a cabeça” é erro técnico. Santa ignorância. Antes de opinar aprenda um bocadinho sobre enquadramentos dinâmicos e criativos.

      Eliminar
    3. Joana...já agora se (ainda) me permites...a bebé é linda (é mesmo) mas faltou dizer no meu comentário original que as fotos mais bonitas que já fizeste são as das tuas filhas. Regista sempre com o coração pq creio q tens muita alma pra isto.
      Mónica a sra pode ser o que quiser. Essa necessidade de dizer o que é também tem um enquadramento no campo da psicologia, e fico-me por aqui. Ninguém quer saber.

      Eliminar
  8. Uau, que espetáculo de fotografias. A bebê é linda , brilhou :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a bebé é maravilhosa (e querida que só ela!) <3

      Eliminar
  9. Adoro!! Parabéns! Gosto especialmente do facto das fotografias serem tão naturais. Transmites a realidade e simplicidade, e isso é o que mais gosto nas fotografias. O que importa é que há quem goste e felizmente, há mercado para todos os gostos. Força e não desistas

    ResponderEliminar
  10. Joana, gostei muito do seu trabalho, vê-se que tem jeito, e gostei imenso do trabalho de edição, que para mim é o mais importante. No entanto, acho que devia apostar na sua formação nesta área, não que isso seja a condição necessária para ser boa, porque já o é, mas sim para credibilizar o seu trabalho e o seu talento.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Bem essa bebé é uma boneca linda! Faz as fotos sem dúvida! Mas está lá o jeitinho! Força no projecto Joana! Tenho uns modelos giros se precisares de praticar 😂

    ResponderEliminar
  12. Ma-ra-vi-lho-so! Estão fantásticas! Realmente a bebé é linda que dói ❤ Óptimo trabalho Joana, boa sorte 🍀
    Beijinho Vanessa

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana.
    Sou fotógrafa profissional e fotografar com o coração é o mais importante para se ter uma fotografia naturalmente bonita. Less is more, não deixes que os efeitos da edição limitem a sensibilidade que estás a construir. As grandes fotografias não são as que são editadas. Bjs Maria Rão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria Rão! Muito obrigada!!! Bjs

      Eliminar
    2. A Maria Rão é TOP e já vai no 3ª filho! Faz umas fotos lindas e é uma porreira!

      Eliminar
  14. Olá Joana! Não percebo nada de fotografia, mas sei quando gosto. E gosto muito!! Se terás ainda que aprender muito, é provável... Mas a paixão levar-te-á a isso e o empenho que pões nas coisas também! Quanto às pessoas que estudaram fotografia, compreendo que possam não gostar, mas assim é a vida... Não será por isso que vais deixar de seguir essa paixão e vontade, até porque a vida é mesmo curta demais para deixar que constrangimentos nos impeçam de fazer o qur queremos mesmo fazer! Principalmente quando há claramente talento! ;) beijinho

    ResponderEliminar
  15. Os meus parabéns pelo trabalho! Se a miúda é linda que só ela, a Joana é apaixonada como só ela.

    Eu sou da opinião que tem muito potencial e, obviamente, não está a cobrar os preços de um profissional. Existindo mercado para todos, que existe, é avançar! Força!

    ResponderEliminar
  16. Parabéns! Paixão, gosto, vontade, nem sempre é preciso ter um curso para se vencer numa determinada área 🙂 a menina é linda de morrer sem dúvida, mas as fotos ficaram lindas também! Muito sucesso! 😗 bjs

    ResponderEliminar
  17. Olá Joana, provavelmente já conheces mas vou deixar aqui a minha dica de um canal no youtube que te pode ajudar:
    https://www.youtube.com/user/leocamposhorta

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  18. E as fotos estão muito giras! Eu estou mesmo a precisar de aprender umas coisinhas de fotografia! mas primeiro tenho que investir numa máquina!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  19. Ficaram lindas! Temos de seguir os nossos sonhos! Parabéns Joana!

    ResponderEliminar
  20. Menina liiinda :) Boa sorte Joana, espero que lhe corra bem esta nova aventura, terá ainda muito que aprender, mas a vontade, a paixão e o jeito estão lá e isso é o mais importante. Uma opinião na óptica da potencial cliente e amadora de fotografia: acho algumas fotos demasiado editadas, como disseram acima. Uma delas tem um filtro absolutamente instagram e penso que não é isso que os clientes pretendem quando contratam um fotógrafo - isso fazemos nós com o telemóvel. O mais importante é que se capture o momento, a emoção, as expressões genuínas, isso é o principal. Depois a parte técnica também é importante, mais em termos de enquadramento e "timing" do que edição, digo eu :) Felicidades!

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana, parabéns por seguir os seus sonhos ;)
    Acho que deve ir em frente, não hesite, também tomei coragem e coloquei em marcha um sonho que tinha há alguns anos,um blogue,http://afarmaceutica.pt/
    Se tiver tempo passe por lá
    beijinhos,vou continuar a seguir a sua "aventura"
    Luísa Leal

    ResponderEliminar
  22. Eu também adoro fotografia mas nunca tive tempo (€€€) para investir numa máquina " a sério" por isso vou ficando pelo meu modelo favorito, o eu filho. Dou os PARABÉNS a quem consegue começar um negócio assim do nada, sem medo de errar, havia de haver mais pessoas assim e não é por se ter um curso em determinada área que se é bom profissional.

    Continue e não desista se levar com criticas destrutivas, como se diz, "os cães ladram mas a caravana passa"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. claro, eu gosto de fazer pequenas cirurgias...nao é por nao ter feito medicina que sou menos boa que um médico.

      Eliminar
    2. Claro que se podem equiparar as duas coisas e faz todo o sentido fazê-lo. 😂😂😂 Tal como só pode ser cantor quem esteve no conservatório, ou é obvio que quem esteve cante melhor e tenha mais talento do que quem não esteve. Só
      compra o CD quem quer, só vai a espectáculos quem quer. Igual aqui. Só contrata os serviços quem gostar. Tão simples.

      Eliminar
    3. É a primeira vez que venho a este blogue... É esta é a mentalidade do português qualquer um pode fazer desde que tenha jeito. Concordo com o anónimo das 15h18, ninguém pratica medicina, engenharia, advocacia e outros aéreas sem formação. É fugindo das medicina tradicional e indo para as medicinas alternativas que, ainda, são pouco aceites na nossa sociedade, também precisam de curso e mesmo assim pouco valorizadas. Porque carga de água não deveria ser assim com as outras aéreas? Só pk não interfere com a vida dos outros? Ora bolas... Será que o anónimo das 18h36 sabe quanto custa um curso de fotografia e os programas de edição, máquina e suas lentes? Não, então informe se. Se fosse a si não atirava bitaques para o ar. 😉. Eu sei o que é isso. Sou consultora de imagem. Paguei um balúrdio pelo curso e agora tenho bloggers com cara larocas a fazerem consultoria de imagem. É bom não é?? Não sei o que faz, mas gostaria que por 30 segundos tivesse o seu trabalho em perigo para alguém que não tem a sua formação. É sim, vivemos numa sociedade de carneirismo... O povinho só vê bloggers... Viraram fotografas, modelos, relações públicas, escritoras, produtoras de moda, designers de moda, psicólogas, pediatras, nutricionistas e muito mais. pois chegaram a um patamar que acham que podem tudo. Até opinar sobre assuntos só porque são mães, etc. Se as redes sociais deu um espaço aos hatters que tanto as bloggers gostam de chamar, o mesmo posso dizer das bloggers que acham se que podem tudo só porque influenciam pessoas que vivem sem tempo para pensar pela sua cabeça. Joana isto não é para si. As fotos estão lindas sim. Tem imenso jeito e sim deveria investir na formação para o seu desenvolvimento pessoal e não só. Bjos e todo o sucesso.

      Eliminar
  23. Muitos parabéns! Tenho a certeza que irás vingar e em grande!
    beijo,
    PVB

    ResponderEliminar
  24. Parabéns Joana por seguires um sonho. :)

    ResponderEliminar
  25. Bom começo! Apenas estão um pouco centradas de mais na maioria dos casos. Pesquisa "regra dos terços". Força nisso! Acredita, faz por isso e consegues.

    ResponderEliminar
  26. Sou fotógrafa, tirei um curso de três anos e acho estas fotos excelentes, para quem está a começar. Não há que ficar chateado, todos têm o direito e tem que se começar por algum lado
    Continue que está no caminho certo ;)

    ResponderEliminar
  27. Olá Joana

    gostei imenso :) qual é a sua máquina? Obrigada

    ResponderEliminar
  28. Joana,
    Parabéns pela coragem e siga o seu sonho!
    Sigo o blog desde o inicio, tenho também 2 filhas com idades parecidas às da Joana e sou também apaixonada pela fotografia.

    Tenho uma maquina DSLR da qual sei que não tiro o devido partido.
    Gostaria de lhe perguntar se a Joana conhece algum curso/workshop (breve) que possa sugerir em Lisboa?
    Se conhecer alguns sites (inclusive do Lightroom) que pudessem ajudar a ter melhores fotografias das princesas, ficava muito grata.

    Obrigada e as maiores felicidades.
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem workshops no instituto de fotografia em lx.

      Eliminar