10.19.2017

O meu son(h)o tornou-se realidade.

Nem imaginam o quanto sofri com o sono da Irene. Foram 3 anos terríveis em que o pouco que resta da minha sanidade mental foi pelo cano abaixo. 

De repente - é verdade que tem estado doente, mas já aconteceu noutras vezes - a Irene pede-me para ficar a dormir mais um bocadinho. Pede para ir para a cama da mãe às 6h da manhã e depois continua a dormir até às 9h. 

Durante todas aquelas noites que eram um terrror em que os meus piores medos desciam sobre mim e a minha pior versão de mim mesma "acordava" de manhã a sentir-se culpada por não estar em condições para ser mãe, nunca pensei que isto fosse possível. 

Foram 3 anos morta. Sem condições. A aguentar-me mesmo praticamente a soro e em que tudo descambou à minha volta. Menos o sorriso, mas muito tive que lutar para o manter. 

Escrevo para vos dar esperança de que um dia tudo será melhor. Foram 3 anos, custaram muita coisa, mas agora valorizo estas manhãs mais do que tudo e todas as horas em que ela não acorda e chama por mim. 




Tudo o que já escrevemos sobre sono aqui.

a Mãe é que sabe Instagram


13 comentários:

  1. Esse co-sleeping que fazem de manhã pode estar a ser uma bela ajuda :)
    Que bom que dormem as duas melhor! Para eles dormir bem é meio sustento e para nós também, que a privação de sono é das piores formas de tortura!

    ResponderEliminar
  2. Esse co-sleeping que fazem de manhã pode estar a ser uma bela ajuda :)
    Que bom que dormem as duas melhor! Para eles dormir bem é meio sustento e para nós também, que a privação de sono é das piores formas de tortura!

    ResponderEliminar
  3. Sei bem o que sente eu foram 18 meses....sem saber o que era dormir 1 hora seguida :(

    ResponderEliminar
  4. Joana, eu mãe de uma menina de 2 anos e meio, sempre tive uma relação muito próxima com a minha filha, amamentei até o mês passado. E sempre tive e tenho (Ainda) problemas c o sono dela. Ela acordou sempre uma média de 4 a 5 vezes por noite e sempre claro a chamar por mim... ou melhor, pelas minhas maminhas. Não sei como Ainda não fritei, mas ando um caco. Uma pessoa vai andado e faz as suas coisas, mas ninguém sequer imagina o que é estar na nossa pele. Decidi parar de amamentar... decidi porque estava cansada, porque de repente ela começou a mamar muito mais que o habitual e já estava a ser incomodo e doloroso a amamentação (quase tanto como o primeiro mês onde sogro imenso). Sempre quis que fosse ela a parar... nunca sequer imaginei um desmame forçado, mas teve de ser. Ultrapassei os meus limites... desde esse dia que ela tem acordado 1 vez por noite... varia as horas... às vezes ao início da madrugada outras a meio. Se continua a ser cansativa, sim... se imaginava q parando de amamentar ela passaria a dormir sempre, não... nunca relacionei uma coisa com a outra, mas o q é certo é q passou a acordar apenas 1 vez em vez das 2/3 q andava ultimamente a acordar.
    Acredito que Ainda vá demorar a normalizar... espero ansiosamente pelo dia, pois por mt força que tenhamos não há corpo, cérebro, mente que aguente.

    Tentei a ida a constanca, fui duas vezes, uma sozinha e outra com o meu marido... não funcionou... não porque a técnica não funcionou, mas porque também não tive grande apoio do pai e isso não ajudou. Ela ainda só quer adormecer comigo e também rezo pela hora em q ela peça ao pai, a avó, ao avô... etc.
    beijinhos e obrigada pela partilha mais uma vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, por aqui estamos igual! 2 anos e meio, e iniciei o desmame (com muita pena minha forçado) ainda só iniciei o diurno, mas este fim de semana quero experimentar durante a noite.
      Acredito que não vá dormir a noite toda, mas que não acorde 3/5 vezes

      Eliminar
    2. Bom dia... podia esclarecer a ida á Constança? percebi que é alguém que ajuda com o sono dos bebés... Poderia dizer me onde é ou os contactos para tentar perceber melhor, e se ajuda no caso do meu santiago? Muito obrigado

      Eliminar
    3. Vania Ferreira é tao simples procurar no google ja que tem internet.....
      mas va facilito lhe o trabalho

      https://www.facebook.com/constancacordeiroferreira/

      https://www.facebook.com/centrodobebe/

      https://www.centrodobebe.pt/

      Eliminar
  5. Que post tão bonito e genuíno! Muita força :) Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Como a compreendo,tenho um menino de 3 anos e uma menina de 1ano e meio e nos dias que consigo dormir 4 horas seguidas já é muito bom. O menino só aproximadamente à 6 meses é que deixou de acordar 2 a 3 vezes por noite para pedir leite. Agora só acorda ás vezes, mas é para ou ir ele para a nossa cama ou pedir para irmos nós para a dele. A pequenina graças a deus se lhe dermos leitinho quando nos vamos deitar, so acorda pelas 6h ou 7h da manhã.

    ResponderEliminar
  7. Como a compreendo... Já vou em 25 meses!!!

    ResponderEliminar
  8. Como conseguiu que a irene dormisse? Tou em modo desespero total cm l mei menino de 22 meses

    ResponderEliminar
  9. Como a entendo... comigo já lá vão 5anos...

    ResponderEliminar
  10. Eu vou em 4 anos e 4 meses. Às vezes perguntou-me: Como consigo? não sei...

    ResponderEliminar